14 coisas que aprendi com Tove Lo

sábado, janeiro 27, 2018

Tove Lo em ensaio fotográfico. Foto: Billboard
Você talvez não se lembra, mas você passou o verão do ano de 2014 inteiro, escutando a música Habits (Stay High) da cantora e compositora sueca, Tove Lo. Lembrou? Pois é, eu descobri esse ser maravilhoso e apaixonante em 2014, após escutar essa música também maravilhosa, apaixonante, profunda, triste, alegre... É... Tudo ao mesmo tempo! E, de lá pra cá, aprendi e reaprendi diversas coisas com a "garota mais triste da Suécia".  Pensei então em fazer um post para reunir as 14 coisas que aprendi com essa artista e pessoa incrível que é Ebba Tove Elsa Nilsson, e, acredito que todos nós podemos aprender um pouco com essa incrível, jovem, profunda e sábia mulher. Mas antes de ir para a nossa lista, quero te contar um pouco sobre quem é Tove Lo.

Tove Lo durante show em São Paulo. Foto: Divulgação. 

Eu poderia utilizar muitos adjetivos para tentar descrever o mistério, profundidade, inconstância e intensidade, que é Tove Lo, mas acredito que nenhum deles seria suficiente para isso. Ebba Tove Elsa Nilsson, nasceu em Estocolmo, Suécia em 29 de outubro de 1987.  O sufixo "Lo", que significa lince em sueco, é seu apelido desde criança, e foi escolhido por Nilsson para compor seu nome artístico: Tove Lo. 

Tove começou a compor desde pequena, mas nunca mostrou para ninguém suas composições de infância. De acordo com ela, sua família é "fina" e bem sucedida, e sua infância foi boa e "bem protegida", e por isso, ela procurava se aventurar sem parar, já que não gostava de ser super protegida, e por causa disso, acabou se metendo em algumas pequenas "encrencas", que lhe renderam alguns conflitos familiares.  Entretanto, teve um infância relativamente tranquila. 


"Eu tenho um background de boa criação e luxo. Nós tinhámos que ser muito bem comportados e não era permitido praguejar. É o tipo de lugar onde as pessoas escondem seus problemas debaixo do tapete e fingem que tudo está perfeito. Eventualmente, você acaba se cansando disso." - Tove Lo. 

Nilsson se apaixonou por se apresentar ao vivo, depois que formou uma banda de rock chamada Tremblebee, com mais três amigos da faculdade de música. Aliás, Lo seguiu carreira na música, contrariando seus pais, que tinham medo dela não conseguir uma estabilidade financeira na área.


Tove Lo com cartaz de fã durante show.
Foto: Divulgação. 
Depois de se formar, morou sozinha, sobrevivendo de shows que fazia em barcos e bares, enquanto gravava algumas demos de suas músicas autorais, em um studio improvisado que ela montou no galpão onde morava. As demos foram úteis quando Tove conheceu um A&R (intermediador de artistas com gravadoras), durante a festa de celebração do primeiro contrato do duo Icona Pop, amigas de Tove. Após o contato, Tove ganhou um contrato como compositora, trabalhando com grandes nomes como Max Martin, em Los Angeles. Durante o tempo que atuou apenas como compositora, Lo decidiu seguir uma carreira secundária de cantora, gravando demos de suas músicas de forma independente. Assim, lançou diversas músicas, inclusive o single Habits, em 2013, que lhe rendeu um contrato com a Universal Music


Tove Lo em ensaio fotográfico. Foto: Divulgação. 
Desde então, Lo não parou mais de compor e fazer shows. Lançou o EP Truth Serum em 2014, logo depois seu álbum de studio de estréia, Queen Of The Clouds, seguido de Lady Wood em 2016 e Blue Lips [Lady Wood Phase II] no final de 2017. Fez duas turnês mundiais: Queen Of The Clouds Tour e Lady Wood Tour, tocando em festivais como Bonnaroo, CoachellaLollapalloza, iHeart Radio Music e Glastonbury. Obteve 43 indicações a prêmios, vencendo 19. Dentre eles, 2 Grammis (Grammy Sueco) de artista e música do ano de 2014. 


Tove Lo se apresentando no festival Coachella. Foto: Divulgação. 
Por fumar muito, adquiriu um cisto nas cordas vocais, e necessitou de uma cirurigia de emergência de alto risco para retirá-lo. Por causa disso, Tove ficou sem poder fazer shows por alguns meses. Em uma entrevisa ela revelou que o médico disse, que se ela não parasse de fumar, poderia perder a voz completmente. Ela disse que não hesitou em largar o cigarro, já que compor, cantar e performar ao vivo são suas paixões, e que ela não seria feliz sem as mesmas. Durante sua recuperação, precisou ficar um mês em seu apartamento sem poder sair e falar absolutamente nada, o que de acordo com ela, foi muito difícil e quase enlouquecedor. 

"Se você diz 'eu ouço pop', você imagina uma música meio que perfeita, colorida, reluzente. Eu quero ter isso na minha música, mas quando você a ouve, você vê essa 'escuridão escura' - meio que dançando até suas lágrimas se esgotarem. Enganar a tristeza com uma batida de pop." - Tove Lo. 


Foto: Divulgação. 
Lo é constantemente descrita pela mídia como uma garota independente, verdadeira,  sexy, humilde, sem rótulos, profunda, sombria, pop e triste. Suas letras são conhecidas por serem muito honestas, e retratarem aspectos reais da vida e dos sentimentos de Tove. Ela já disse em uma entrevista para a revista Pop Justice, que é inútil para escrever músicas felizes, e que acha muito mais fácil escrever músicas tristes. Disse também que não tem um período ideal para compor, já que ela escreve de acordo com seus sentimentos do momento, mas que prefere escrever no inverno, que é quando normalmente ela está mais introspectiva, reflexiva e conectada consigo mesma. Ela se descreve como uma pessoa impulsiva, com hábitos incomuns, livre, aberta, independente e sinônimo de sua verdadeira identidade (um dos motivos que a fez ganhar diversos fãs ao redor do mundo, inclusive eu). 

"Quando as pessoas gostam da sua música porque ela possui vulnerabilidade honesta, e você é capaz de confortavelmente admitir suas falhas e imperfeições, então isso se torna a coisa mais libertadora em ser um artista." - Tove Lo. 
Tove Lo em Moments. Foto: Tumblr. 

Agora que você já conhece um pouco sobre Ebba Tove Elsa Nilsson, vamos às 14 coisas que aprendi (ou reaprendi) com ela: 

#1. Você não precisa ser perfeito. A perfeição é chata e entediante. 

Trecho do vídeo "Moments". Fonte: Wondering And Girl Forever. 
Em sua música Moments, Lo mostra que errar é normal e que ninguém é perfeito ou deve procurar ser perfeito. Estragar as coisas e errar , faz parte da vida, faz parte de ser humano, faz parte de viver, e ela (a vida) seria muito sem graça se todo mundo fosse perfeito. 
"Eu não sou a mais bonita que você já viu, mas eu tenho meus momentos. Não sou perfeita, eu nunca fui, mas tenho meus momentos." - Moments, Tove Lo.
Grande sabedoria não é mesmo? A perfeição é claramente um problema, visto que nenhum de nós é, e nunca será perfeito. É cansativo buscar algo inalcançável, não é mesmo? Este raciocínio é relativamente simples, porém difícil praticar. Digo isso, principlamente para mim, que sou uma perfeccionista nata. Não é que o perfeccionismo seja algo ruim, mas muito pelo contrário, ele pode ser bom, desde que utilizado com sabedoria, quando aceitamos a inexistência da perfeição, mas reconhecemos que podemos tentar chegar próximo à ela, dentro dos nossos limites pessoais e aceitando e convivendo com nossos erros. 


Trecho do vídeo da música "Moments". Fonte: Ghiphy. 


Então, pare de tentar ser perfeito. Comemore seus acertos, valorize suas qualidades e trate seus erros como algo normal, e não como um problema. Não se castigue ou se martirize por errar. Aceite seus erros, viva, aprenda e cresça com eles. Entretanto, você também pode reconhecer seus erros e não querer retirar um aprendizado deles, tudo bem. Mas você também pode usá-los para melhorar cada vez mais, dentro de seus limites, é claro. Em outras palavras, você não deve buscar ser perfeito, e sim, procurar se tornar cada vez melhor, crescendo e melhorando com seus erros e acertos. Afinal de contas, são eles que nos fazem amadurecer e aprender a viver. Viver em uma bolha de perfecicionismo, é a mesma coisa que nunca deixar de ser criança. 


Tove Lo durante turnê. Foto: Divulgação. 

"Eu sou um livro aberto, e eu estou bem sendo eu mesma: eu não sou uma pessoa perfeita." - Tove Lo. 


Vídeo da música Moments. Fonte: You Tube. 

#2. Você não deve ter medo de ser quem você é, e você não deve se rotular. 

Tove Lo durante performance da música "Cool Girl". Fonte: Ghiphy. 

Esse tópico ressalta o de cima, já que reforça a ideia de não ser perfeito. Devemos ser quem somos, sem tentar nos adequar ou encaixar em padrões, principalmente os sociais. Tove já disse em diversas entrevistas que não se preocupa em seguir padrões ou rótulos, e que procura transmitir para a mídia, uma imagem que seja sinônimo de sua verdadeira identidade.  Ela não procura ser um modelo para outras pessoas e odeia rótulos. Ela é apenas ela mesma, cometendo erros e acertos, e sem medo disso. 


Tove Lo. Foto: Divulgação. 

"É esperado que uma estrela do rock haja, soe e pareça com uma total bagunça. As pessoas não esperam que ela seja pontual e profissional. Mas quando você é uma estrela pop, você tem que fazer tudo isso, parecer perfeito e ser um modelo para todos." - Tove Lo. 

Portanto, seja você. Vista o que você quer, tenha o corpo que você quer ter, diga e faça o que você julga certo, sem ter medo de julgamentos externos ou sem tentar se encaixar em rótulos e padrões. Seja sinônimo de sua verdadeira identidade. 
"Não, não vamos colocar um rótulo nisso, vamos deixar divertido, então podemos correr livres. Eu quero ser livre como você." - Cool Girl, Tove Lo. 

#3. Você deve fazer o que te faz bem e o que você quer.  

Tove Lo. Fonte: Divulgação. 
"Seja você, não se envergonhe e não peça desculpas por ser quem você é." - Tove Lo. 
Em uma entrevista, Tove disse que defende a ideia de que cada um deve fazer o que bem quiser e quando quiser, com tanto que essa ação não machuque ou prejudique outras pessoas. Ela defende a liberdade, e acha que todos têm o direito de fazer o que querem, sem julgamentos ou imposição rótulos e padrões. Portanto, faça o que você tem vontade, vá atrás e apenas faça, mas tenha certeza de que sua ação não prejudicará outras pessoas, ou o meio ambiente.  


Tove Lo no lyric video da música "Cool Girl". Fonte: Tumblr. 

#4. Confie em seus instintos e em você mesmo, principalmente quando ninguém mais acredita em você. 

Tove Lo. Fonte: Divulgação. 
Lo já contou em algumas entrevistas e durante seus shows, que em um momento de sua vida, quando ela estava tentando construir sua carreira musical, ninguém acreditou nela ou em sua música. Ou que algum dia ela faria sucesso como cantora. Produtores musicais, artistas, escritores, compositores... Todos começaram a vê-la apenas como uma compositora, e jamais como uma cantora. Foi nesse momento que ela passou a acreditar mais nela mesma. Era apenas ela, acreditando nela. E mais tarde, Lo mostrou-se uma incrível cantora e compositora, contrariando todos que não acreditaram nela. 

Foi por isso que ela escreveu a música Imaginary Friendque fala sobre acreditar em seus instintos e talentos e persigui-los, mesmo, ou principalmente, quando ninguém te apoia ou acredita em você: 

"Esta música é sobre aquele tempo, quando eu era a única que acreditava em mim ... Então sim, tenha persistência quando você está correndo atrás de seus sonhos. Esta música é sobre confiar em seus instintos e acreditar em você mesmo quando ninguém o faz", ela diz em seus shows antes de começar a cantar Imaginary Friend





"As pessoas dizem que você não é uma superstar, não consegue ir tão longe. Você é melhor que isso. Tenho meu braço envolvido com Super Bonder, tenho potência para atravessar, sim, qualquer coisa." - Imaginary Friend, Tove Lo.
Tove Lo. Foto: Divulgação. 

#5. Ser impulsivo é um hábito ruim e bom ao mesmo tempo. Não pense demais. 

Tove Lo. Fonte: Divulgação. 
Você já sabe que o tempo e consequentemente, a vida passam rápido. Está cansado de ouvir isso. Então, viva, apenas viva. Pense menos e viva.

"Nós não somos para sempre, você não é o único. Você e eu somos uma bomba relógio." - Timebomb, Tove Lo. 

É algo muito difícil de fazer, inclusive para mim, pois escrevo muito justamente por pensar demais. Escrever é minha válvula de escape. Entretanto, tenho tentado pensar menos e viver mais, já que meus pensamentos me consomem muito, pois penso e analiso demais antes de realizar algo. Portanto, tudo bem ser um pouco impulsivo às vezes. Você pode e deve ser impulsivo às vezes. Pensar demais pode ser perigoso, pois quando você menos esperar, a vida terá passado em sua frente, e talvez não restará nem o filme dela para ser assistido. Então, aproveite cada momento, não pense se aquilo será bom ou ruim, ou o que você terá que fazer antes ou depois. Vá, faça, viva e depois avalie e conviva com as consequências de suas ações. Pois, pensamentos excessivos, às vezes podem te aprisionar. 


"Os meus melhores e piores hábitos é que eu sou muito impulsiva." - Tove Lo. 
Tove Lo para a revista Time Out em 2017. Foto: Amanda E. Friedman.

#6. Demonstre seus sentimentos! Ame!


Trecho do vídeo da música Talking Body. Fonte: Tumblr. 

Em sua música Cool Girl, Tove Lo critica, com ironias, o fato das relações amorosas atuais estarem muito superficiais. Ela critica os "joguinhos" e a falta de demonstração de sentimentos, e o tanto que isso é inútil e frustrante. 

"Eu sou uma garota legal, fria como gelo, eu reviro meus olhos para você, garoto." - Cool Girl, Tove Lo. 

Além disso, Lo se diz ser uma pessoa romântica, e suas letras demonstram bem isso. A maioria de suas músicas falam sobre amor, e as consequências boas e ruins desse sentimento. De acordo com Tove, relações vem com dor. Dor e prazer andam juntos. E ao adquirir prazer, automaticamente, você também adquirirá dor. Então não tem por que não amar. Saber e aprender a sentir dor também é bom. 

"Eu queria escrever sobre relações amorosas de um jeito mais honesto, cru. Sair fora de todos aqueles clichês sobre 'o tempo cura' e em como você pode ser uma pessoa melhor. Menos açucar e mais 'sinta a dor'. " - Tove Lo. 

Então, não perca tempo fazendo "jogos". Se você realmente gosta de alguém, DEMONSTRE! Não há vergonha ou medo em fazer isso. Relações são feitas por duas pessoas, e não uma. Ame, viva, ame mais ainda e viva mais ainda. Seja feliz!

"Então você é minha última esperança e eu, eu não me importo com o que você fizer. Deixarei meu coração aberto, vou deixá-lo para você. Você pode andar sobre ele, eu quero um coração se sentindo usado. Se aproveite disso, simplesmente se aproveite disso." - Stranger, Tove Lo. 

#7.  Apenas viva e não tenha medo! 

Tove Lo. Fonte: Tumblr. 

Como Tove cita em seu curta-metragem Fairy Dust


"Dor e prazer andam juntas, eles dizem. Mas ninguém menciona que a dor é apenas mais um caminho para mais prazer."

Lo reforça isso em sua música, True Disaster, onde ela demonstra que devemos correr atrás de emoções, atrás daquilo que nos excita e que nos deixa com medo ao mesmo tempo. De acordo com Tove, relacionamentos são dolorosos, eles sempre vêm com dor, tudo pelo o que somos apaixonados, chega com um pouco de dor, e se vivermos com medo e nunca arriscarmos, acabamos deixando de viver.
"Continue tocando as cordas do meu coração, cada vez mais rápido. Você pode ser apenas o que eu quero, meu verdadeiro desastre." - True Disaster, Tove Lo.  

Então, não tenha medo de arriscar, não tenha medo de correr atrás por que isso pode ser doloroso, ou por que isso não parece certo, ou porque te dá medo. A dor é uma parte do caminho. A vida é um desequilíbrio constante, com momentos de dor e prazer. Lide com os dois. Sem medo.   

Tove Lo em Habits. Foto: Tumblr. 

#8. Não deixe as pessoas dizerem o que você deve ou não fazer. Seja livre! 


Trecho do vídeo da música Out Of Mind. Fonte: Ghiphy. 


Quando Tove foi questionada por um entrevistador da Time Out Magazine, sobre o por que de mostrar os seios em seus shows, falar muitos palavrões, tanto em suas músicas como em entrevistas, e o possível risco de estar "travando" sua carreira ao fazer isso, por muitas de suas músicas serem censuradas, Lo respondeu: "Eu não penso sobre censura. Muitas celebridades pop dizem, 'Eu quero fazer isso, mas minha marca comercial não vai permitir.' Eu nunca senti isso."

Também sobre ser censurada, ela disse: 


"Eu faço o que eu quiser. Se eu quisesse ser maior, eu teria que ser mais comportada, mas eu não seria feliz. É minha escolha." - Tove Lo.
Foto: Divulgação. 

Na mesma entrevista ela também revelou: 


"Muitas pessoas ficam longe de coisas que fazem elas sentirem porque é muito para aguentar, enquanto eu vou atrás dessas coisas.  Antes de subir no palco, eu deixo tudo sair. Eu sou livre."

Portanto,  se você quer fazer algo, vá lá e faça. Não deixe ninguém te rotular e lhe dizer o que você deve ou não fazer, não deixe de fazer algo por que aquilo não é bem visto pela sociedade, ou por que não acham certo. Mais uma vez, seja você e não tenha medo de ser quem você é. Sinta e viva!

#9. Sexo não deve ser tratado como um tabu.


Trecho do vídeo da música Talking Body. Fonte: Tumblr. 

Em uma entrevista sobre seu álbum Lady Wood, Lo afirmou achar um absurdo ainda ver pessoas tratando o sexo como um tabu, como algo que não deve ser falado, discutido ou abordado. Na entrevista ela diz que o sexo é algo natural e muito lindo. Um momento de intimidade e conexão sem igual, e que deve ser levado de tal forma, portanto deve ser tão discutido quanto os demais assuntos. 


"Tudo que tem a ver com sexo é de alguma forma... É a melhor coisa no mundo, e ainda continua sendo a única coisa sobre a qual as pessoas não querem falar. " - Tove Lo. 
Tove Lo em Habits. Fonte: Tumblr. 
Além disso, Tove se declara como uma pessoa muito sexual, e muitas de suas músicas também são, como é o caso da música Talking Body:
"Agora se estamos falando de corpo, você tem um perfeito, então coloque-o em mim, juro que não vai demorar muito. Se você me amar direito, nós fodemos para a vida." - Talking Body, Tove Lo. 

Mais uma vez, seja você mesmo! Seja livre! Sexo é natural! Já passou da hora de pararmos de tratá-lo como um tabu, não é mesmo? 


#10. Ser aberto em relação à sua sexualidade não é um problema.


Trecho do vídeo da música "Habits". Fonte: Ghiphy. 

Em 2017, em entrevista à revista LGBT "Out", Tove se declarou bissexual, dizendo que se vê como bissexual, mas que nunca teve um relacionamento com uma mulher, esclarecendo uma entrevista anterior, onde ela havia dito que era uma "lésbica por hobby". Em uma entrevista à revista "Attitude" em janeiro de 2017, Tove se referiu à sua própria sexualidade em termos não binários: "ser aberto e possuir minha sexualidade em ambos os sentidos - tanto com homens como mulheres - acho que isso nunca foi um grande problema", ela diz, acrescentando ter tido muita sorte por ter crescido em um país liberal. 

Ela está mais do que certa não é mesmo? Seja livre, seja você mesmo. Não tenha medo ou 
vergonha de si ou de sua sexualidade. 

#11. As mulheres são tão fortes quanto os homens.

Tove Lo em seu show performando a música Talking Body. Fonte: Ghiphy. 

Lo é abertamente feminista e apoia o movimento #FreeTheNipple , um dos motivos pelos quais ela exibe seus seios em seus shows, durante a performance da música Talking Body. O objetivo de Tove, é mostrar que seios são apenas uma parte do corpo feminino, um órgão do corpo como outro qualquer, e que devem ser encarados de tal forma, e não como um objeto sexual e "proibido de ser exibido em público". E se os homens andam livremente sem camisa por aí, por que com as mulheres tem que ser diferente? Por que elas tem que usar sutiãs e outros apetrechos para cobrir os seios? Esse é um dos questionamentos e protestos de Tove. 

Tove Lo para a Time Out Magazine. Foto: Amanda E. Friedman. 
E não, a Tove não quer dizer que você deve ser ou se tornar feminista,  que precisa andar sem sutiã, mostrar os seios, e nem que mulheres são superiores aos homens. Ela apenas quer mostrar que a força e a capacidade de fazer as coisas das mulheres, são iguais as dos homens, e portanto, devem ser vistas de tal maneira pela sociedade machista em que vivemos. Igualdade pessoal. Igualdade é o que queremos e merecemos. 

Foto: Ghiphy. 

#12. Você pode identificar seus problemas internos, e não querer fazer nada para melhorá-los.  Tudo bem.

Tove Lo. Fonte: Ghiphy. 
Isso mesmo! Mas calma que vamos falar desse tópico, no tópico de baixo, já que eles se complementam! 

#13. Tudo bem não estar bem.  Você não precisa estar bem o tempo todo. 

Tove Lo no vídeo da música Run On Love. Fonte: Divulgação. 

Em uma entrevista concedida à revista GQ em 2016, Tove explica que sua mãe é uma terapeuta e que ela lhe ensinou como entender propriamente seus impulsos: "Não é um estigma em minha família", Tove diz. "Eu fiz terapia por praticamente minha vida inteira. Eu posso identificar todos os meus problemas. E eu realmente não faço nada sobre isso." "Estamos tão aterrorizados em relação às nossas emoções", ela continua. "Nós vivemos uns em cima dos outros em cidades como essas. Todos nós nos tornamos menores para que então não incomodemos uns aos outros. Você pode dizer 'Oh, nós estamos sendo respeitosos uns com os outros', mas por que é assim? 'Não ria muito alto. Não brigue. Não fique nervoso. Não fique triste'. Eu acho que isso nos machuca. Eu acho que isso nos deixa doentes, de verdade. Poder ter seus momentos de raiva ou chorar, ser uma pessoa emotiva/emocional, é isso que uma pessoa de verdade e forte realmente é."

Essa entrevista dispensa comentários sobre esse tópico, não é mesmo? Tudo bem não estar bem. Todos nós temos momentos de fraquezas, de tristezas. Ninguém é feliz o tempo todo, e nem deve. Felicidade e tristeza são sentimentos, e por isso mesmo, eles vem e vão, o tempo todo. Aceite-os e lide com eles. 

"Coisas morrem. Se despedaçam. Espere por um novo começo." - Out Of Mind, Tove Lo. 

Trecho do vídeo da música "Out Of Mind". Fonte: Ghiphy.

#14. E para completar a lista: seja uma pessoa foda! 

Tove Lo. Foto: Divulgação. 


 E ai? Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo! 


Bibliografia:

COOPER, Michael. Tove Lo's LGBTQ Advice: 'Be You, Don’t Be Ashamed & Don’t Apologize'. Disponível em: <https://www.out.com/music/2017/3/10/tove-los-lgbtq-advice-be-you-dont-be-ashamed-dont-apologize>. Acesso em: 10 out. 2017. 

BARLOW, Eve. Tove Lo is the no-holds-barred pop misfit we need right now. Disponível em: <https://www.timeout.com/newyork/music/tove-lo-is-the-no-holds-barred-pop-misfit-we-need-right-now>. Acesso em: 17 dez. 2017.

CARLEY, Brennan. Music Tove Lo, Music's Realest Real-Talker. Disponível em: <http://www.gq.com/story/tove-lo-lady-wood>. Acesso em: 20 jan. 2018.

POFF, Jovan. Nashville gets Lady Wood From Tove Lo, the Queen of the Clouds. Disponível em: <http://www.bulletmusic.net/features-1/tove-lo-nashville>. Acesso em: 20 jan. 2018.

ROBINSON, Peter. A New Superstar Is About To Light Uo The Pop Cosmos. She is a singer, songwriter, accidental hair argonist and "Normally depressed young person". Her Name Is Tove Lo. Disponível em: <https://www.popjustice.com/articles/an-interview-with-tove-lo/>. Acesso em: 17 out. 2017.

SPANOS, Brittany. Tove Lo on Going to Extremes: 'I'm Neves as Happy as When I Lose Control'.  Disponível em: <https://www.rollingstone.com/music/features/tove-lo-on-losing-control-exploring-rushes-on-lady-wood-w441207>. Acesso em: 24 nov. 2017. 

WIKIPEDIA. Tove Lo. Disponível em: <http://www.en.wikipedia.org/wiki/Tove_Lo/>. Acesso em: 18 set. 2017. 




Você também poderá gostar

0 comentários

Olá! Deixe seu comentário abaixo:

Seguidores

Acessos