Jogos Vorazes: o jogo ficcional que promete abalar mentes

domingo, março 03, 2013

Foto: Divulgação.


Com certeza, com o sucesso que Jogos Vorazes (The Hunger Games) fez, muitos de vocês já devem ter lido os livros da saga ou visto  o primeiro filme lançado ano passado. Quando o filme estreou nos cinemas, muitas amigas minhas foram ver e me disseram para ir ver também. De acordo com elas o filme era muito bom e fiel ao livro. Devido aos meus estudos no colégio, não pude ir nos cinemas ver o filme. O tempo passou e então eu acabei vendo o filme em casa mesmo, nas férias. 

Posso dizer que amei o filme. A história é simplesmente fantástica. Achei muito criativa. O final foi muito criativo mas não me surpreendeu tanto. Ao longo do filme, notei muitos erros na história. Por exemplo, os modos de "escapar" da luta dos distritos ou da população se rebelar contra o sistema. Os jovens tinham muitos modos de escapar ou se rebelar contra a população que coordenava o jogo. Achei isso mal desenvolvido e pensado tanto pela autora dos livros quanto pelo roteirista do filme. 


Os personagens Peeta, Katniss e Gale. Foto: Divulgação.

O elenco foi muito bem escolhido. Jennifer Lawrence foi incrível e formou uma química perfeita com Josh Hutcherson, que também é um ótimo ator. Os efeitos especiais também não deixaram a desejar. Foram tão bem feitos que pareciam reais. 

Outra coisa que não gostei muito no filme, além das "formas de escapar"ou se rebelar contra o sistema, completamente esquecidas ou não pensadas pela autora, foi a imensa violência do filme que recebeu classificação indicativa de 14 anos. Acho que pela violência contida, deveria ter uma classificação indicativa maior. Tirando o lado da violência, o pequeno romance entre Peeta (Josh Hutcherson) e Katniss (Jennifer Lawrence) é bem fofo e legal, mas bem fraquinho. Acho que poderiam ter explorado mais o amor dos dois. 


Josh Hutcherson e Jennifer Lawrence como Peeta e Katniss. Foto: Divulgação.
Não acho que Jogos Vorazes precisasse ser uma saga. Acho que apenas o primeiro livro já basta. Não li o segundo livro, mas, de acordo com a minha amiga, eles vão lutar de novo. Achei sem criatividade. Se fosse mesmo para criar uma continuação, teria que ser algo mais criativo. Como não li o segundo livro, não posso afirmar nada. Mas, baseado no que minha amiga me contou, eu tirei essa conclusão. Na realidade, quando eu vi o filme, não achei necessária uma continuação. A não ser que, no final, como os coordenadores da competição, não gostaram muito do que Katniss e Peeta fizeram no jogo, poderia acontecer algo nesse meio. Eles burlaram a regra de só uma pessoa vencer no final. E isso não deixou os coordenadores da competição muito felizes. A continuação agora, em Jogos Vorazes : Em chamas vai ser mais ou menos nessa linha. A Katniss vai ter que enfrentar o governo local e salvar a população do seu distrito. Isso me decepcionou um pouco, já que eu achei essa continuação um pouco repetitiva e sem criatividade. 


Katniss e Peeta. Foto: Divulgação.
E repetindo, uma coisa que não entendi no filme, foi o porque a população não se rebelou. Durante vários anos essa competição acontece e sempre vários jovens morrem, restando apenas um. Ao longo do filme, um dos distritos até começa uma pequena rebelião, mas que não foi muito explorada. Acho que a autora deveria ter pensado melhor nisso. Pode ser que no livro essa falta de "ação da população" diante da competição, seja explicada, o que no filme não foi. Tirando esses pequenos erros eu gostei muito da história, dos efeitos e da atuação dos atores. Acho que Jogos Vorazes ainda vai alcançar um pequeno sucesso. Acho que não fará tanto sucesso como a Saga Crepúsculo e Harry Potter, mas terá o sucesso merecido e com certeza muito aclamado pelo público. 



Sinopse: Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes. (Fonte: Adoro Cinema)


Trailer Legendado

Links: Download // IMDB // Site Oficial // Adoro Cinema


Não se esqueçam de comentar e seguir o blog! Obrigada!

Gostou desse post? Então compartilhe-o em suas redes sociais!

Você também poderá gostar

0 comentários

Olá! Deixe seu comentário abaixo:

Seguidores

Acessos